Just in time (JIT): entenda o que é e quais os impactos na logística
Os japoneses são responsáveis pela criação de grande parte das metodologias de alta performance utilizadas nas empresas atualmente. Entre elas, o Just in Time chama a atenção por sua capacidade de proporcionar uma drástica redução de custos em todo o processo produtivo.
Surgido na década de 1980, esse sistema tem muitas vantagens a oferecer aos fabricantes e distribuidores que precisam de um lead time reduzido e de estabelecer uma boa previsibilidade da sua demanda.
Se esse é o seu caso, confira neste artigo que preparei como funciona essa metodologia e como aplicá-la em seu negócio!
O que é o Just in Time?
O Just in Time (JIT) é uma metodologia criada pelo japonês Kiichiro Toyoda, fundador da Toyota. Em tradução literal, o termo significa “no tempo certo”, ou seja, nem antes, nem depois. O principal objetivo do JIT é reduzir os estoques, de forma a produzir conforme a demanda já sinalizada.
Antes de seu surgimento, tudo era fabricado para depois ser vendido. Por meio do método JIT, a empresa dá início à produção apenas quando a venda já foi realizada, ou tem grandes possibilidades de ser concretizada de acordo com a previsibilidade identificada no setor de vendas.
Como funciona esse sistema?
Em linhas gerais o sistema Just in Time funciona da seguinte forma: primeiro uma demanda é gerada, depois os processos de fabricação são iniciados, os insumos são adquiridos à medida que se fazem necessários ao longo do caminho, os produtos acabados são despachados para transporte sem a necessidade de estocagem.
Na prática, podem haver alguns pontos em que um estoque mínimo seja necessário, mas nada comparado ao formato antigo.
Em lugar de estocar insumos suficientes para 1 ou 2 meses de produção, a empresa mantém apenas o requerido para um ou dois dias. Todos os processos são bem alinhados de forma a se tornarem mais fluidos e contínuos, com entregas no tempo certo em cada etapa e ao cliente final.
Quais os impactos para a empresa?
Os impactos do JIT vão muito além do setor produtivo e da logística. Eles atingem toda a empresa como mostrarei nos tópicos abaixo.
Reestruturação de processos
O primeiro grande impacto se dá nos processos de cada setor. Todos eles são afetados, dadas as suas interações desde o pedido do cliente até a entrega do produto em suas mãos.
Os setores de vendas e prospecção devem estar devidamente alinhados com a produção para determinar corretamente os prazos diante da capacidade produtiva.
Por outro lado, o setor de produção precisa conversar com setor de compras para definir as aquisições de insumos junto aos fornecedores conforme a demanda programada para a semana, bem como atuar junto ao setor logístico, que deve estar preparado para receber e destinar adequadamente cada um dos pedidos.
Como você pode ver, são vários pontos de integração que precisam ser muito bem alinhados para gerarem os resultados esperados.
Por isso, o primeiro passo é ter todos os processos aprimorados e documentados, a fim de organizar a base para um modo de produção puxada.
Mudança cultural em toda a empresa
A mentalidade dos colaboradores precisa estar em conformidade com a nova forma de atuar. É necessário contar com equipes proativas, que não esperam as coisas acontecerem para tomar uma atitude.
Se a máxima do Just in Time é atuar conforme a demanda, os profissionais precisam estar sempre prontos e dispostos a fazerem sua parte. É fundamental engajar e disseminar uma cultura colaborativa entre os setores.
Previsibilidade de pedidos
A previsibilidade dos pedidos pode ser enxergada sob dois aspectos. O primeiro, é que se trata de uma condição exigida para a implementação do modelo na empresa.
O segundo é que acaba sendo uma condição adquirida e aprimorada ao longo do tempo. Se, no início, o setor de compra atua com base nos pedidos já realizados pelo setor de vendas, com o amadurecimento do sistema os gestores conseguem ter uma previsibilidade muito mais apurada a longo prazo para a tomada de decisões mais estratégicas para o negócio.
Quais são os benefícios do JIT para o negócio?
O sistema Just in Time é um grande sucesso e não é à toa. Os ganhos de eficiência operacional adquiridos por meio dele são responsáveis por resultados importantes para a saúde financeira e crescimento da empresa, tais como:
- redução dos estoques de insumos;
- maior fluidez dos processos de produção;
- mais agilidade e redução do lead time;
- melhoria na qualidade dos produtos;
- redução de custos, principalmente relacionados a estocagem;
- redução de perdas e prejuízos;
- maior previsibilidade de faturamento;
- aumento na capacidade produtiva.
Como aplicá-lo na logística da empresa?
Antes de explicar como aplicar o modelo em sua empresa, preciso alertar que ele não é adequado para todo tipo de negócio.
É fundamental que você possa garantir previsibilidade e que tenha um prazo suficiente para a produção após os pedidos ter sido realizado. Para os casos que não atendem a esses requisitos, existem outras metodologias muito eficientes que ajudam controlar melhor os processos, mas esse é um assunto para outro artigo.
A aplicação do sistema JIT envolve uma série de providências, entretanto, abordarei os dois aspectos mais relevantes.
Prepare a empresa para as mudanças
O primeiro ponto de atenção está na preparação da empresa. O JIT é um sistema que muda muita coisa e afetará praticamente todos os funcionários e setores da empresa.
Não é algo que se possa chegar em um dia e dizer “a partir de hoje, operaremos no modelo Just in Time”. É essencial colocar uma ordem em tudo, de preferência com o apoio de uma consultoria especializada, para só então começar o novo formato.
Conte com fornecedores de confiança
Outro ponto essencial para o sucesso dessa empreitada é ter uma rede de fornecedores de confiança. Eles são uma peça-chave do modelo e devem estar sempre prontos para atender às suas demandas em tempo hábil.
Desde os fornecedores de insumos e materiais utilizados na produção até o parceiro de logística, todos devem estar alinhados e serem capazes de atuar em conformidade com a nova fase do seu negócio.
Como você viu, o Just in Time é um sistema que muda totalmente a forma como a sua empresa de fabricação ou distribuição atua, tanto internamente, quanto frente aos clientes e fornecedores.
Apesar de sua implementação ser um processo árduo e trabalhoso, a recompensa proporcionada por ele é duradoura e permite o crescimento da organização a novos patamares.
Se é esse tipo de futuro que você sonha para a sua empresa, não espere mais, comece agora mesmo realizar o seu sucesso!
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